<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d3693296740215960877\x26blogName\x3dultrasuede\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://ultrasuede.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://ultrasuede.blogspot.com/\x26vt\x3d-219308450693979258', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

21 de julho de 2010

O retorno de um Ultrasuede reformulado - Tattoos @ 06:49

Okay, o Ultrasuede ficou estacionado por muito tempo.
Chegou a hora de limpar um pouco a poeira e fazer uma reforma. Que tal abranger as áreas de debate e adicionar duas novas escritoras? Aguardem!

Vou recomeçar falando de Tattoo.
É uma arte que eu e a Jú apreciamos muito.



O que é Tatuagem


A tatuagem ou Tattoo, na forma em inglês ou até dermopigmentação ("dermo" = pele / "pigmentação" ato de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Não significa porém que é respeitada - a maior parte da população ainda vê a tatuagem como sinal de rebeldia.

Trata-se de um desenho permanente feito na pele que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversivel (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.



O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem,em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele).Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tatoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente.Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês "Knud Harld Likke Gregersen" também conhecido como Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos.




Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas.

Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.



Os temas são infinitos e variam tanto quanto as personalidades - dos tatuadores e tatuados. As motivações são inúmeras, e não há uma forma definida ou percurso que explique o desejo e e sua efetivaçao na realização da tatuagem, um evento a princípio antinatural (biologicamente). Há quem tatue para representar um momento em sua vida, uma pessoa ou evento importante, um hobby ou algo/alguém que aprecie, idolatre, religião, posição política, ou simplesmente estética. Portanto considera-se um movimento do ser simbólico-social, que supera o instinto de autopreservação, uma característica absolutamente humana. O contexto, o ambiente, a época, o nível cultural, as influências, modismos, ideologias, crença e espírito despojado são alguns dos níveis que podem dar vazão ao processo. Nenhuma teoria psicológica, psicanalítica, religiosa, antropológica ou médica apresenta uma explicação exclusiva e final para a tatuagem. Considera-se um movimento complexo sobredeterminado, desde sua origem histórica até o contínuo uso na contemporaneidade.



De declarações de amor à pura estética, de posição política à disseminação cultural, os motivos que levam uma pessoa a decidir por uma tatuagem são os mais variados possíveis. As populares estrelinhas, letras japonesas, borboletas e beija-flores ainda são as mais pedidas nos estúdios,(e alguns tatuadores já consideram desagradável fazê-las) mas também há espaço para muita criatividade.

Ter uma idéia do que se quer, faz diferença na hora de conversar com o tatuador. É ele quem vai te orientar aos traços e mesmo à viabilidade do desenho conforme a anatomia da pessoa - nem sempre o local do corpo escolhido é apropriado para determinados estilos de tatuagem. Ás vezes o tamanho da tatuagem que você quer também pode ser inapropriado. A maioria dos tatuadores dá sua opinião na sua escolha de tatuagem, e você deve ouvi-la. São profissionais que não vão querer seu nome numa obra de arte feia.



Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar efectuar uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.


Qual a sensação?


Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um escaldão, parece que se está a ser picado por uma abelha, um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante. Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento. Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incómodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensavam”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!



Os grandes medos

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue! O primeiro é facilmente resolvido – basta efectuar a tatuagem num local onde não está a assistir ao processo ou então não olhar; quanto ao segundo, é muito raro alguém sangrar ao ser tatuado, a não ser que tenha bebido álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes. Para além disso, as agulhas apenas penetram cerca de 2.5 cm da pele – pegue numa régua e veja com os seus próprios olhos – e ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa, vezes sem conta, a área de trabalho.




Onde dói mais e menos?

Para ficar com uma ideia da sensibilidade das diferentes zonas do seu corpo que pode estar a contemplar tatuar, faça esta experiência: belisque a zona superior do braço e depois a parte de cima do pé. Dói mais no pé, não é verdade? Regra geral, as zonas com mais músculo e/ou gordura doem bastante menos do que aquelas partes do corpo com uma alta concentração de nervos, com ossos apenas e ainda algumas zonas erógenas.
Mais probabilidade de dor:
• Órgãos genitais ou próximo dos mesmos
• Interior das coxas
• Tornozelos
• Pés
• Mãos
• Esterno (osso situado na parte anterior do tórax)
• Costelas
• Peito (principalmente para os homens)
• Zona inferior das costas
• Espinha dorsal
• Cabeça
• Qualquer zona da cara
• Pescoço
• Por de trás das orelhas
• Axilas
Menos probabilidade de dor:
• Omoplatas
• Braços
• Barriga da perna
• Exterior das coxas
• Bumbum




Prevenir a dor

Existem histórias dramáticas que incluem choro e até desmaios durante uma tatuagem mas estes são, sem dúvida, casos isolados. O que pode acontecer é que a pessoa está tão ansiosa que os nervos apoderam-se de toda a situação, tornando a experiência insuportável; ou então não se alimentou correctamente antes da sessão; ou por outro lado, está a fazer uma tatuagem muito grande e o corpo está a responder negativamente a várias horas passadas nas mãos de um tatuador.
Para prevenir contra uma sessão dolorosa e “para esquecer”, considere as seguintes sugestões:

• Descubra tudo o que puder sobre tatuagem – quanto mais bem informado estiver, mais preparado estará na hora da verdade.
• Peça referências e não descanse até encontrar um tatuador com o qual se sinta realmente confortável.
• Pode sempre escolher uma zona do corpo à partida menos dolorosa para efectuar uma primeira tatuagem, mas se o que realmente quer é tatuar o tornozelo, por exemplo, peça ao tatuador para fazer um ensaio prévio com as agulhas (e sem a tinta!) para ter uma ideia do que vai sentir.
• Mentalize-se que a dor faz parte da arte de tatuar, sendo por isso mesmo, e em simultâneo com o seu principal significado, um símbolo de tolerância e paciência.
• Não está sozinho! Todas as pessoas que fazem uma primeira tatuagem (ou até mais!) vivem a mesma ansiedade inicial, por isso, pode ser reconfortante falar com alguém que já seja tatuado! Aproveite para lhe colocar todas as suas dúvidas.
• Como cliente pagante, está no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito grande e/ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente e cada caso é um caso!
• Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será “aguentar” todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte que vai poder exibir no final da sessão!




O Significado de algumas tatuagens

O significado depende. A maioria das tatuagens de origem oriental se baseiam em histórias como contos de fada. Um dos significados que mais me emociona é a da tatuagem de uma carpa se tornando dragão.
A carpa subindo significa força para alcançar os objetivos e uma carpa descendo significa que os objetivos foram alcançados, a mitologia diz que as carpas sobem o rio para se tornar um dragão na volta, por isso somente carpas descendo podem ter aquela cara de “mau” característico, semelhante a um dragão.
O Huang Ho (Rio Amarelo) atravessa toda a China. Para atingir sua fonte, a carpa / koi precisa nadar através de vales cheios de cachoeiras até a montanha Jishinhan. A lenda diz que se uma carpa / koi conseguir subir pela cachoeira Longmen Falls (Portão do Dragão), ela se transformará em dragão. Por causa da lenda, as carpas / kois se tornaram um símbolo de sucesso em vida.
As folhas próximas ao desenho da carpa representam o caminho até os céus que as carpas tem que seguir.Enfim, é uma tattoo que eu faria, quando encontrasse um local no meu corpo para tatuar e uma boa quantidade de dinheiro xD




Outro significado legal é o das andorinhas. Esse eu conheci com um colega da faculdade. As andorinhas nunca andam sozinhas então na tatuagem significa ter alguém com quem você sempre vai estar. A maioria tatua duas, pois é o tradicional e significativo, mas é comum um casal, ou uma dupla de amigas tatuar cada um uma andorinha.



Alguns significados de tatuagens> http://www.tatuagem.com.br/tattoo/significados-das-tatuagens.html

O preço


Varia de tatuador/estúdio. Tem lugar que cobra por hora de tatuagem. Tem alguns que analisam a dificuldade do desenho, o tamanho, e se tem ou não cores.



Ultrasuede has some tattoos!


Tattoo da Nena, feita aos 18 anos. Foi a sua primeira tattoo. P&B.

Nena-> 1-Um par de asas nas costas. Aos 18 anos.
Para mim simbolizou um período de transição, entre a pré-adolescência e a maturidade. As asas foram custodiadas e ninguém tem um desenho igual ao meu <3


Minha segunda tattoo, um filhote de lobo com olhos azuis. P&B + Ciano.

2-Um filhote de lobo no quadril. Aos 19 anos.
Uma lembrança das minhas épocas de ROPG que me ajudaram a desenvolver minha habilidade de escrita. O lobo chama-se Elijah e tem olhos azuis. Ele era o lobo(cão) guia de uma garou cega. Elijah em meu corpo iria olhar o meu caminho e não me deixar entrar por vias erradas.



A Ju e a Anna também tem tattoos. A Ju é fascinada por diferentes tipos de coração (tem 2? um no cox, e um no antebraço.) Ela também tem duas estrelinhas, uma logo abaixo dos seios e outra no pé.
A Anna tatuou uma frase da cidade que ela visitou nos EUA. Depois eu atualizo qual que é aqui pra vocês. Foi a primeira tato dela. Simbolizou um período da vida dela que ela dificilmente vai esquecer.



O Ultrasuede recomenda

Encontrar um estúdio e um tatuador que você goste depende inteiramente de vice e do seu feeling na hora. Pelo menos é isso que nós do Ultrasuede acreditamos. Tem estúdios ótimos na área da Paulista, mas eu e a Ju rodamos muito até achar um que nos sentimos confortáveis.
Eu e a Júlia tatuamos com o Fábio, na Galeria Ouro Fino(SP), mas ele se mudou de lá e nós não o encontramos mais.
Nós recomendamos de qualquer forma > http://www.truelovetattoo.com.br/index2.html Eh aonde eu farei minhas futuras tatoos (e a Ju tbm, acho)

Mais tattoos que eu achei por ai>









Espero que tenham curtido o novo post. E aguardem as novas blogueiras ainda essa semana!

Marcadores: , , ,


|

.welcome

lalala

.pix.

A elegância de um tecido
natural adicionada a durabilidade.Ultrasuede é um tecido que
não amassa e pode ser levado á máquina de lavar.
É um blog versátil ,e divertido,sobre moda,cinema,música,fotografia e design.
A Original Pix é uma criação multimeios;é a nossa produtora,editora,tudo,que envolva o processo artístico das três criadoras.

Jules.pix

Júlia D´Alkmin:"secretária sexy,propaganda da uninove,intelectual sexy,girl power,cute girl,"expansiva" e pseudo punk." 20. São Paulo-SP..Designer.Fashion producer.Escritora.

Ne.pix.

Helena Medina:"big-hiperative-tiny-shy-noisy-creative-little-girl" 20.São Paulo-SP.Multimeios PUC.Designer.Clothing/Costume Designer/Maker.Cineasta.Fashion Lover.Photographer.Writer


AP.pix.

Anna Paula Tofoli:
"Desenhista (quase sempre), Cineasta (quando pode), Política (nas horas vagas), Fashionista (mentira), Designer (quando quer), Professora (meio período)" 20.São Paulo-SP.Multimeios Puc.

Voldie.pix.

Voldie. Writing.Reading.Movie-watching.Japanese-comics.Japanese-fashion.History.Being-nerd. 18 winters, so far. PUC-multimeios.

twiiter.pix

Nena
Jubs
Anna
Original Pix

.archives


layout.pix